segunda-feira, 31 de março de 2008

Benchmarking

1) O benchmarketing tem como finalidade responder ás necessidades da empresa,com a utilização de novos métodos organizacionais, inovando os seus produtos ou serviços, estando sempre um passo á frente dos seus concorrentes, conseguindo e sustentando vantagens competitivas.

2) Tendo em consideração as " boas práticas " de benchmarketing apresentadas pelo IAPMEI a fidelização dos clientes não interessa, por ser uma empresa que mete em primeiro lugar a segurança dos seus clientes.
Por isso só clientes que obedeçam a determinadas regras é que podem ser clientes da Ibergás, sendo uma das poucas empresas que a segurança sobrepõem a fidelização dos seus clientes.

3) As fases do processo do benchemarkiting são planear, explorar, analisar e adaptar.
Com estas fases bem definidas a empresa vai conseguir atingir bons desempenhos, visto que permite tirar resultados mais eficazes, para utilizar nos seus métodos.

4) O benchmarketig é um processo continuo, porque a comparação de serviços e produtos nunca está completa, sendo necessário ir realizando esse trabalho.
Ao longo do processo obtemos informações úteis para a decisão de processos a alterar com vista a obter um maior desempenho.
Também é importante estar a par dos métodos utilizados pela concorrência, tirando proveito e aprendendo vários métodos a utilizar aos quais se adaptam á nossa cultura.
O benchemarketing é aplicável a qualquer instituição seja ela entidade publica ou privada, visto que obter vantagens competitivas interessa qualquer entidade.

5) Nos tipos de benchmarketing temos o benchmarketing Governamental que é caracterizado pela comparação da eficiência das politicas entre países.
Outro é o benchmarketing Sectorial que é caracterizado pela comparação da eficiência interna dos sectores de actividade.
Bechemarketing interno é caracterizado pela comparação da eficiência de tudo que envolve as instalações, departamentos, divisões, etc..
Bechemarketing Competitivo tem como objectivo fazer analise a concorrentes directos, e ver os seus desempenhos a nível de produtividade, crescimento, custos, investimentos, etc..
Bechemarketing funcional é caracterizado pela a investigação de um processo, não sendo necessário ser uma empresa concorrente.
Benchmarketing estratégico é um processo mais elaborado, visto que engloba vários processos, como por exemplo, a nota de encomenda de um cliente até quando ele o recebe.


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