quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Quem não tem endereço de E.Mail não existe!

1) As vantagens do E.Mail sobre o telefax são:

- Permite obtermos uma resposta imediata.
- É de fácil acesso.
- é fácil utiliza-lo
- Permite-nos visualizar se a nossa mensagem chegou ou não, através de uma notificação que nos é enviada para o nosso endereço electrónico.
- Permite-nos enviar documentos ou imagens anexadas á mensagem.

2) Vantagens da publicidade On-Line sobre a publicidade convencional.

Uma característica peculiar da Internet em relação ás outras midias é ultrapassar as fronteiras territoriais. Uma vez publicado na web, um site pode ser visitado por qualquer pessoa do mundo que tenha acesso á Internet.
Comparando com a publicidade convencional, a publicidade On-Line oferece maior flexibilidade e permite maior criatividade, isso sem falar também de seus baixos custos de produção. E também supera as limitações de tempo e espaço, permitindo a utilização simultânea de outros meios de publicidade.
A relação custo - beneficio não tem comparação. Um anuncio ou uma página na Internet tem um desempenho claramente superior a qualquer outro veiculo, se você considerar o custo, o período de validade e o publico atingido.

3) O artigo descreve principalmente, que se tem de ter muito cuidado na utilização do E.Mail Marketing, porque ao mandar em excesso E.Mail's aos consumidores eles iram decorar a marca, mas com um efeito contrário, associando a sua empresa á prática de SPAM.

Incoterms

A palavra icoterm representa uma abreviação da expressão termo de comercio internacional.
Os icoterms, em relação ao transporte houve uma forma de enriquecimento do vocabulário logistico para explicar determinadas ocorrências práticas, sendo os casos mais frequentes os exemplos a seguir.

EXW ( ex works ) - Neste caso, o cliente é responsável pelo abastecimento total.
O fornecedor apenas se compromete a deixar a mercadoria pronta para ser recolhida em fábrica ou armazém.
FOB ( free on boord ) - A partir desse momento o navio larga por conta e risco do cliente.
CIF ( cost, insurance and freight ) - O fornecedor paga os custos do carregamento, e seguro.
DDP ( delivery duty paid ) - É o oposto do EXW, ou seja, o fornecedor obriga-se a colocar a mercadoria á porta do cliente.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Processo de pesquisa em Marketing global

Identificação do problema - antes de fazer a pesquisa é necessário definir qual vai ser o seu objecto de estudo.
Recolha de dados - através de dados primários ( entrevistas, questionários ) dos dados secundários ( revistas da especialidade, agências de branding ).
Critica de dados - questionar a pertinência dos dados,por alguns não serem relevantes.
Apresentação de dados - a apresentação pode ser feita através de gráficos ou tabelas.
Como vantagem a a presentação de dados em gráfico consegue transmitir uma imagem forte, que é facilmente memorizável.
Como desvantagem temos a falta de detalhes, e a fácil manipulação das imagens.
Em relação ás vantagem das tabelas temos a possibilidade de ter uma informação detalhada
Como desvantagem das tabelas a leitura torna-se uma missão impossível para muitos indevidos com fraca apetência para a leitura de dados numéricos.
Análise e Interpretação - ao comparar os dados interroga-se sobre as regularidades e as discrepâncias tentando explica-las.



Produtos/Mercado: Diferenças de compra

Os mercados e os materiais/produtos que neles são transaccionados, podem caracterizar-se por pertencerem a dois grandes grupos: o mercado de consumo e o mercado industrial.
Sendo distintos as características de cada mercado, por um lado na origem do mercado industrial está geralmente a necessidade de satisfazer a produção, dando lugar ao produto final.
Do lado do mercado de consumo o objectivo da compra traduz-se pela satisfação das necessidades individuais.
Outros aspectos que diferenciam os mercados industriais e mercado de consumo são o motivo da compra, o tipo de compra, as características que envolvem a compra, o conhecimento do produto, e outros mais.
1 )Nas tipologia das estruturas de mercado quando estamos perante a um cliente e um numero elevado de fornecedores refere a um monopólio do lado da procura.
2 )Quando estamos perante a um numero elevado de clientes e um fornecedores, refere-se a um monopólio do lado do fornecedor.
3 )Quando ambos apresentam números elevados de fornecedores e clientes estamos perante a uma competição generalizada.
Concluímos que na situação 3 é a única que estão a pé de igualdade entre eles, porque nenhum deles tem poder para influenciar os preços.
Como exemplo da situação 2, temos o caso da Portugal Telecom, enquanto situação 3 temos o exemplo do mercado do café.

domingo, 18 de novembro de 2007

Processo de compras e respectivas etapas

Formalizar especificações - caracterizar o produto que se quer compra.
Escolher fornecedores - escolha do fornecedor consoante as características do produto, ter em conta a relação qualidade/preço.
Acordar contratos - estabelecer as condições de compra ( pagamentos a que prazo, quantidade de produtos, condições de transporte, etc..).
Encomendar - concretização de um contrato previamente acordado.
Expedir - enviar o produto para a empresa que o encomendou.
Avaliar - avaliação de fornecedores, enquanto ao seu serviço. prestado
Como exemplos de situações de compra, temos as compras para reabastecimento, aquelas que se consomem frequentemente.
No caso da incerteza comercial for baixa e a sua complexidade também for baixa estamos perante a compra rotineira efectuada por cada departamento.
No caso da incerteza comercial for baixa e a sua complexidade elevada estamos perante uma compra departamentalizada confinada à engenharia por são estes que conhecem as características técnicas dos produtos.
No caso da complexidade baixa e sua incerteza comercial elevada será necessário chamar especialistas em análise financeira.
No caso da complexidade for elevada e sua incerteza comercial elevada estamos perante a uma compra cross-funcional, com objectivo de cruzar as funções dos engenheiros com os economistas.






Informação adicional:

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Sequencias das operações de compra / abastecimento

A compra é um elementos mais importantes na gestão da cadeia de abastecimento, fazendo despoletar o processo logístico em termos de fluxos físicos e informacionais sendo numa transacção,normalmente constituída por dois elementos, o cliente e fornecedor. Que iram desencadear um conjunto de actividades, sempre que o cliente/ consumidor compra um determinado produto, respondem-do a determinadas fases de um ciclo ( de compra ).
Fase 1 - Definir bem o que comprar, fazendo uma lista dos produtos, mercadorias ou serviços a serem adquiridos, deixando bem claro as quantidades, com especificações detalhadas.
Fase 2 - Identificar os fornecedores, consultando o cadastro de fornecedores para seleccionar aqueles que apresentam as condições exigidas pela sua empresa.
Fase 3 - Negocie as condições de compra, antes de oficializar o pedido de compras é importante negociar as condições de compra com os fornecedores, dando ênfase aos seguintes aspectos: quantidade, qualidade, preço, prazo de entrega, condições de pagamento, descontos, etc..
Fase 4 - O pedido de compras deve ser feito em duplicado, devendo a primeira ser entregue ao fornecedor, e a outra ficar arquivada na empresa.
Fase 5 - O fornecedor ao receber a ordem de encomenda irá entregar os bens/produtos requeridos no centro de distribuição do distribuidor.
Fase 6 - Quando chega a entrega do produto, o fornecedor faz chegar ao distribuidor a sua factura, discriminando a quantidade entregue, e a data limite de pagamento.
Também é feito uma comparação entre o pedido efectuado pelo distribuidor, pela mercadoria entregue.
Fase 7 - O pagamento é efectuado ao fornecedor sempre que não se verifique algo em contrário.