segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Produtos/Mercado: Diferenças de compra

Os mercados e os materiais/produtos que neles são transaccionados, podem caracterizar-se por pertencerem a dois grandes grupos: o mercado de consumo e o mercado industrial.
Sendo distintos as características de cada mercado, por um lado na origem do mercado industrial está geralmente a necessidade de satisfazer a produção, dando lugar ao produto final.
Do lado do mercado de consumo o objectivo da compra traduz-se pela satisfação das necessidades individuais.
Outros aspectos que diferenciam os mercados industriais e mercado de consumo são o motivo da compra, o tipo de compra, as características que envolvem a compra, o conhecimento do produto, e outros mais.
1 )Nas tipologia das estruturas de mercado quando estamos perante a um cliente e um numero elevado de fornecedores refere a um monopólio do lado da procura.
2 )Quando estamos perante a um numero elevado de clientes e um fornecedores, refere-se a um monopólio do lado do fornecedor.
3 )Quando ambos apresentam números elevados de fornecedores e clientes estamos perante a uma competição generalizada.
Concluímos que na situação 3 é a única que estão a pé de igualdade entre eles, porque nenhum deles tem poder para influenciar os preços.
Como exemplo da situação 2, temos o caso da Portugal Telecom, enquanto situação 3 temos o exemplo do mercado do café.

Sem comentários: