domingo, 18 de novembro de 2007

Processo de compras e respectivas etapas

Formalizar especificações - caracterizar o produto que se quer compra.
Escolher fornecedores - escolha do fornecedor consoante as características do produto, ter em conta a relação qualidade/preço.
Acordar contratos - estabelecer as condições de compra ( pagamentos a que prazo, quantidade de produtos, condições de transporte, etc..).
Encomendar - concretização de um contrato previamente acordado.
Expedir - enviar o produto para a empresa que o encomendou.
Avaliar - avaliação de fornecedores, enquanto ao seu serviço. prestado
Como exemplos de situações de compra, temos as compras para reabastecimento, aquelas que se consomem frequentemente.
No caso da incerteza comercial for baixa e a sua complexidade também for baixa estamos perante a compra rotineira efectuada por cada departamento.
No caso da incerteza comercial for baixa e a sua complexidade elevada estamos perante uma compra departamentalizada confinada à engenharia por são estes que conhecem as características técnicas dos produtos.
No caso da complexidade baixa e sua incerteza comercial elevada será necessário chamar especialistas em análise financeira.
No caso da complexidade for elevada e sua incerteza comercial elevada estamos perante a uma compra cross-funcional, com objectivo de cruzar as funções dos engenheiros com os economistas.






Informação adicional:

Sem comentários: