segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Processo de pesquisa em Marketing global

Identificação do problema - antes de fazer a pesquisa é necessário definir qual vai ser o seu objecto de estudo.
Recolha de dados - através de dados primários ( entrevistas, questionários ) dos dados secundários ( revistas da especialidade, agências de branding ).
Critica de dados - questionar a pertinência dos dados,por alguns não serem relevantes.
Apresentação de dados - a apresentação pode ser feita através de gráficos ou tabelas.
Como vantagem a a presentação de dados em gráfico consegue transmitir uma imagem forte, que é facilmente memorizável.
Como desvantagem temos a falta de detalhes, e a fácil manipulação das imagens.
Em relação ás vantagem das tabelas temos a possibilidade de ter uma informação detalhada
Como desvantagem das tabelas a leitura torna-se uma missão impossível para muitos indevidos com fraca apetência para a leitura de dados numéricos.
Análise e Interpretação - ao comparar os dados interroga-se sobre as regularidades e as discrepâncias tentando explica-las.



Sem comentários: