terça-feira, 15 de janeiro de 2008

CRM ( Customer Relationship Management )

1- O CRM constitui mais uma prática de integração entre o marketing e a logística, com o objectivo da fidelização do cliente

2- O facto de cada vez mais existir clientes infiéis e voláteis, leva também a uma incerteza e complexidade por parte do mesmo, que será aproveitada pelas as empresas que estabelecem soluções CRM, porque ganha quem estiver mais á frente no conhecimento do seu cliente.

3) Back-office - Solução estratégica de negocio, que reúne a parte do sistema de informação com a qual o utilizador final (interno ou externo à empresa) não tem contacto. Podem ser bases de dados, sistemas transaccionais, processos de tratamento interno das aplicações de gestão e ferramentas ligadas ao CRM
Front Office - Nome derivado do anterior ( por oposição ), conjunto de aplicações eficientes e fácil de utilizar ( operações de balcão, gestão de ordens de trabalho, operações de caixa, gestão de stocks ), automatizando o atendimento directo, em que o centro é o cliente.
As vantagens entre eles, são a maior eficiência, melhor relacionamento com os clientes e maior clareza de todos os processos e métodos de trabalho.

4) Na minha perspectiva as empresas devem encontrar caminhos alternativos para a retenção dos seus clientes, como por exemplo a utilização de métodos CRM, que irá favorecer a empresa, tendo maiores possibilidades de ser bem sucedida no futuro.

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