quarta-feira, 21 de maio de 2008

O comportamento dos consumidores

1 Os factores que condicionam o processo de decisão de compra são:
Os factores sociais, pessoais,psicológicos,culturais.
Nos factores sociais tendo como referencia a família e a sua posição social do cliente pode influenciar no seu processo de decisão de compra.
Outros grupos aos quais o consumidor pertence ( vizinho, amigos, colegas de trabalho ) também podem ter uma quota-parte no seu comportamento no mercado.
Nos factores pessoais temos a idade, profissão, condições económicas, estilo de vida e personalidade do consumidor.
Ao que se refere aos factores psicológicos temos as mudanças que ocorrem no comportamento de um indivíduo em função da experiência que adquire através das suas acções.
Temos também os factores culturais sendo estes o comportamento humano em larga medida aprendido, durante o seu crescimento inserido em determinada cultura, uma criança adquire um conjunto de valores básicos, percepções, desejos e comportamentos a partir da família e de todas as organizações que a rodeiam.
2 No que diz respeito ás necessidades psicológicas são aquelas que o homem aprende a adquirir ao longo da vida representando um padrão elevado e complexo de necessidades, sendo estas raramente satisfeitas na sua plenitude. O homem procura indefinidamente maiores satisfações dessas necessidades que se vão desenvolvendo e sofisticando, enquanto as necessidades funcionais sendo estas necessárias para a nossa sobrevivência.
3 As necessidade psicológicas destingem-se pelo grupo em que a pessoa se insere como por exemplo status, classe social, cultura.
Também podem corresponder a uma necessidade de diferenciação do grupo.
4 Os comportamentos de compra planeada, podemos considerar como compras antecipadas, em que os consumidores obtém mais informação sobre a compra, e consegue um grau de satisfação elevado devido á planificação que faz antecipadamente da compra.
Ao contrário as compras por impulso, sendo estas compras decididas no momento são feitas com uma menor informação, o que leva ao consumidor um maior risco de insatisfação pela sua compra.
5 A sensibilidade dos consumidores em relação aos preços e aos tipos de ponto venda é consoante vários factores, como por exemplo a fidelização de um cliente.
Podemos comparar o Outlet Freeport, que tem o conceito de vender grandes marcas a baixos preços, com a loja normal que encontramos no centro comercial, que pratica os seus preços consoante a marca. O cliente que vai ao Freeport é mais infiel visto que é um cliente mais sensível aos preços.
6 Como factores de deficit no ponto de venda temos a falta de informação sobre o preço dos produtos, falta de informação técnica no que se refere principalmente aos vendedores, sendo estes alguns dos factores a melhorar no ponto de venda.

2 comentários:

Marcelo Cabral - ACTIO Consultoria disse...

Parabens pelo post... gostei muito também do seu blog

Vou aproveitar depois para ler demais postagens suas
um abraço

Marcelo Cabral
cabradm.blogspot.com

Marcelo Cabral - ACTIO Consultoria disse...

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