1 A utilidade do benchemarketing para o IAPMEI, é a forma de hierarquizar as empresas através de formas previamente definidas.
Já para as empresas a utilidade do benchmarketing é muito importante, visto que um bom lugar no ranking já revela uma estrutura competitiva.
A utilização deste lugar no marketing poderá reforçar as suas vantagens competitivas.
Para o publico geral têm como utilidade mais um critério de decisão que pode influenciar a escolha do consumidor.
2 As áreas que Índice de Benchmarking Português considera são:
-Financeira;
-Gestão;
-Excelência do Negócio;
-Marketing;
-Produção;
-Saúde e Segurança no Trabalho;
-Energia e Ambiente;
-Inovação;
-Responsabilidade Social ( a disponibilizar brevemente)
-Logística e Transportes.
3 Os critérios de comparação que estabelece o IBC são:
-Volume de Negócios;
-Nº de trabalhadores;
-Região;
-Sector de actividade ou Classificação da Actividade Económica.
Nestes critérios surgem algumas dificuldades por não ser tão objectivo quanto parece, como por exemplo somar a mão de obra especializada e a mão de obra não especializada pode conduzir-nos a um numero irrealista.
4 Na Irlanda podemos encontrar empresas, que aderiram de forma mais entusiástica ao método do benchemarketing de forma a analisar os seus pontos críticos, e manter as suas vantagens competitivas, e por ter uma cultura empresarial aberta á inovação.
5 Os quartis e os percentis como ferramentas para uma empresa serve para comparar com outras, permitindo identificar os seus pontos críticos de forma a melhora-los.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário