quarta-feira, 21 de maio de 2008

O comportamento dos consumidores

1 Os factores que condicionam o processo de decisão de compra são:
Os factores sociais, pessoais,psicológicos,culturais.
Nos factores sociais tendo como referencia a família e a sua posição social do cliente pode influenciar no seu processo de decisão de compra.
Outros grupos aos quais o consumidor pertence ( vizinho, amigos, colegas de trabalho ) também podem ter uma quota-parte no seu comportamento no mercado.
Nos factores pessoais temos a idade, profissão, condições económicas, estilo de vida e personalidade do consumidor.
Ao que se refere aos factores psicológicos temos as mudanças que ocorrem no comportamento de um indivíduo em função da experiência que adquire através das suas acções.
Temos também os factores culturais sendo estes o comportamento humano em larga medida aprendido, durante o seu crescimento inserido em determinada cultura, uma criança adquire um conjunto de valores básicos, percepções, desejos e comportamentos a partir da família e de todas as organizações que a rodeiam.
2 No que diz respeito ás necessidades psicológicas são aquelas que o homem aprende a adquirir ao longo da vida representando um padrão elevado e complexo de necessidades, sendo estas raramente satisfeitas na sua plenitude. O homem procura indefinidamente maiores satisfações dessas necessidades que se vão desenvolvendo e sofisticando, enquanto as necessidades funcionais sendo estas necessárias para a nossa sobrevivência.
3 As necessidade psicológicas destingem-se pelo grupo em que a pessoa se insere como por exemplo status, classe social, cultura.
Também podem corresponder a uma necessidade de diferenciação do grupo.
4 Os comportamentos de compra planeada, podemos considerar como compras antecipadas, em que os consumidores obtém mais informação sobre a compra, e consegue um grau de satisfação elevado devido á planificação que faz antecipadamente da compra.
Ao contrário as compras por impulso, sendo estas compras decididas no momento são feitas com uma menor informação, o que leva ao consumidor um maior risco de insatisfação pela sua compra.
5 A sensibilidade dos consumidores em relação aos preços e aos tipos de ponto venda é consoante vários factores, como por exemplo a fidelização de um cliente.
Podemos comparar o Outlet Freeport, que tem o conceito de vender grandes marcas a baixos preços, com a loja normal que encontramos no centro comercial, que pratica os seus preços consoante a marca. O cliente que vai ao Freeport é mais infiel visto que é um cliente mais sensível aos preços.
6 Como factores de deficit no ponto de venda temos a falta de informação sobre o preço dos produtos, falta de informação técnica no que se refere principalmente aos vendedores, sendo estes alguns dos factores a melhorar no ponto de venda.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Portugal vs EUA: Duas realidades distintas no Benchmarking

Ao que se refere ao benchmarketing nos dois paises, temos Portugal como um pais que demonstra total desconhecimento pelo método em que podemos ver no site do Instituto Nacional Porttuguês da Qualidade.
Ao contrário nos EUA o conceito benchmarkting está de tal forma banalizado que a sua congénere oferece-lhe serviços que facelitam a implemetação do processo benchmarketing.

IPQ
APQC

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Índice de Benchmarking Português

1 A utilidade do benchemarketing para o IAPMEI, é a forma de hierarquizar as empresas através de formas previamente definidas.
Já para as empresas a utilidade do benchmarketing é muito importante, visto que um bom lugar no ranking já revela uma estrutura competitiva.
A utilização deste lugar no marketing poderá reforçar as suas vantagens competitivas.
Para o publico geral têm como utilidade mais um critério de decisão que pode influenciar a escolha do consumidor.
2 As áreas que Índice de Benchmarking Português considera são:
-Financeira;
-Gestão;
-Excelência do Negócio;
-Marketing;
-Produção;
-Saúde e Segurança no Trabalho;
-Energia e Ambiente;
-Inovação;
-Responsabilidade Social ( a disponibilizar brevemente)
-Logística e Transportes.
3 Os critérios de comparação que estabelece o IBC são:
-Volume de Negócios;
-Nº de trabalhadores;
-Região;
-Sector de actividade ou Classificação da Actividade Económica.
Nestes critérios surgem algumas dificuldades por não ser tão objectivo quanto parece, como por exemplo somar a mão de obra especializada e a mão de obra não especializada pode conduzir-nos a um numero irrealista.
4 Na Irlanda podemos encontrar empresas, que aderiram de forma mais entusiástica ao método do benchemarketing de forma a analisar os seus pontos críticos, e manter as suas vantagens competitivas, e por ter uma cultura empresarial aberta á inovação.
5 Os quartis e os percentis como ferramentas para uma empresa serve para comparar com outras, permitindo identificar os seus pontos críticos de forma a melhora-los.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Informação ao consumidor: Um nicho de mercado

1 No site DECO-PROTESTE temos a possibilidade de encontrar informação nas diferentes áreas ( alimentação, ambiente, casa ,automóvel), com a finalidade de ajudar o consumidor a escolher as opções mais acertadas.
Só é pena conseguir navegar com alguma profundidade se tiver a password.
O mesmo se refere ao site da PROTESTE POUPANÇA, mas este organizado por produtos financeiros.
2 Na Internet predomina a recolha de informação livre, ao contrário do que acontece nalgumas partes no cite da DECO, estando as outras partes só disponíveis para os assinantes da DECO.
3 A estratégia de Marketing que a DECO está a utilizar é tirar partido da notoriedade do seu nome para lançar um leque variado de revistas, com o intuito de maximizar as receitas.
4 Para que estes sites apostem em clientes que estejam dispostos a pagar pela informação, é necessário que se encontre alguma coisa que não se encontra nos outros como por exemplo a comparação de dois produtos com a mesma finalidade.
5 Podemos concluir que este blog não tem credibilidade pelo facto de ser anónimo e de não dar garantias nenhumas da sua informação.
O que é pena, porque mostra que foi necessário algum trabalho para redigir os textos que estão no blog e os link, mostram-do também algum conhecimento na utilização da web.
6 A lei diz que a tarifação é ao segundo, mas tem uma interpretação diferente entre a DECO e Anacom.
A DECO defende que o consumidor deve pagar ao segundo desde o inicio, enquanto a Anacom defende que deve ser paga uma taxa inicial correspondente ao primeiro período de tempo, e só depois ser pago ao segundo.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O Livro Negro dos Esquemas e Fraudes na Net

O esquema em pirâmide é um dos tipos de fraude, que tem o aliciante de oferecer uma expectativa de oferecer um alto rendimento sem nenhum trabalho, apenas pelo convencimento dos amigos para entrar para o negócio.
Assim no esquema de pirâmide temos pessoas que ganham, sendo aquelas que iniciam o negocio, enquanto á outras que perdem, por ser os últimos a entrar no negocio.
Aquelas que iniciam os negócios estão a oferecer papeis por troca do dinheiro, e os últimos acabam por ficar com os papeis e perder dinheiro, pelo facto de o mercado estar esgotado, não havendo falhas de segurança na Internet, mais sim falta de conhecimento e ignorância dos indevidos.

As pessoas no nível inferior da pirâmide, não importa tão longe o esquema vá, sempre perdem o dinheiro investido.
A tendência de que só os inventores/primeiros associados tenham alguma renda real.


Outra das fraudes temos a oferta de produtos ou serviços, através de vários meios de comunicação ( Internet, Fax, Telefone, etc..) que podem ser oferecidos a troco de um valor inicial baixo, ou através de uma pressão psicológica, que leva as pessoas a aderirem uma coisa que não é do seu interesse.
Temos também a fraude Nigeriana chega-nos modernamente por mail, solicitando-nos informações sobre a nossa conta bancária, com a finalidade de podermos ajudar um ilustre desconhecido a transferir fundos do estrangeiro.
No entanto inventa obstáculos com fim de receber dinheiro para pagar supostos encargos locais e outras coisas mais, consumando-se a fraude.
Ofertas fascinantes é outra das fraudes utilizadas para que um indevido se sinta na obrigação moral de adquirir alguma coisa valiosa.
Para pressionar o indevido são oferecidos são oferecidos bilhetes premiados, brindes e outras coisas mais, com o objectivo de aliciar o indevido e a comprometer-se.
Depois de descrever vários exemplos podemos concluir "que quando a esmola é muita o pobre desconfia", sendo necessário analisar a lógica das propostas

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Avaliação de desempenho: Porquê?

1. A avaliação do desempenho como componente do benchmarketing, pode-se considerar como mais um instrumento do benchmarketing, para que a empresa tenha sucesso neste mercado cada vez mais competitivo.
Colaboradores mais qualificados, mais flexíveis, mais incentivados para mudar formas de trabalho, só se consegue isto todo com uma boa gestão de recursos humanos, que terá como resultado o lançamento de novo produtos e serviços com maior qualidade.
2. Seria importante que estas três áreas fossem coincidentes para que houvesse uma medida de desempenho de um indevido, mas á factores em que impedem isto acontecer como a deficiência de critério por haver aspectos de desempenho real que não são medidos.
Outro é a confiabilidade que utilizam o mesmo critérios de avaliação dos colegas, e que estes utilizam á mais tempo.
A contaminação de critérios define-se com as coisas que são fáceis de medir mas que não tem grande relevância, mas que acabam por influenciar os critérios de avaliação.
Por ultimo temos a relevância estratégica, que está ligados aos objectivos da empresa que pretende de cada trabalhador.



3. Não é possível estabelecer grelhas padronizadas de avaliação, porque os critérios de avaliação variam consoante as estratégias e as competências organizacionais.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Consumo online


1) O facto de comprar-mos através da Internet, pode envolver vários riscos como exemplo: ver chegar o produto danificado, ou mesmo não chegar a ser entregue, uma maior dificuldade em arranjar apoio técnico pós-venda, não ter contacto físico com o produto, a inexistência física do vendedor.
A técnica está suficientemente desenvolvida para se fazer comprar online em segurança, mas é necessário que as pessoas possuam determinados conhecimentos sobre a própria Internet para não serem vitimas de fraude.
2)O theshoppingassistnat temos a possibilidade de distinguir as lojas sérias das menos, podendo assim determinar um sitio fiável na sua compra online.
Também tem a possibilidade de comparar preços, embora essa facilidade de momento esteja restringida aos Dinamarqueses e Alemães, mas espera-se que ao longo de 2008 sejam adicionados novos países.
Támbem tem informação sobre os direitos do consumidor, sendo um projecto de várias assuciações de defesa do consumidor na Europa.
O facto de tambem ter um espaço para a colocação do numero de contribuinte da empresa, é possivel ver informações adicionais.





theshoppingassistant

segunda-feira, 31 de março de 2008

Benchmarking

1) O benchmarketing tem como finalidade responder ás necessidades da empresa,com a utilização de novos métodos organizacionais, inovando os seus produtos ou serviços, estando sempre um passo á frente dos seus concorrentes, conseguindo e sustentando vantagens competitivas.

2) Tendo em consideração as " boas práticas " de benchmarketing apresentadas pelo IAPMEI a fidelização dos clientes não interessa, por ser uma empresa que mete em primeiro lugar a segurança dos seus clientes.
Por isso só clientes que obedeçam a determinadas regras é que podem ser clientes da Ibergás, sendo uma das poucas empresas que a segurança sobrepõem a fidelização dos seus clientes.

3) As fases do processo do benchemarkiting são planear, explorar, analisar e adaptar.
Com estas fases bem definidas a empresa vai conseguir atingir bons desempenhos, visto que permite tirar resultados mais eficazes, para utilizar nos seus métodos.

4) O benchmarketig é um processo continuo, porque a comparação de serviços e produtos nunca está completa, sendo necessário ir realizando esse trabalho.
Ao longo do processo obtemos informações úteis para a decisão de processos a alterar com vista a obter um maior desempenho.
Também é importante estar a par dos métodos utilizados pela concorrência, tirando proveito e aprendendo vários métodos a utilizar aos quais se adaptam á nossa cultura.
O benchemarketing é aplicável a qualquer instituição seja ela entidade publica ou privada, visto que obter vantagens competitivas interessa qualquer entidade.

5) Nos tipos de benchmarketing temos o benchmarketing Governamental que é caracterizado pela comparação da eficiência das politicas entre países.
Outro é o benchmarketing Sectorial que é caracterizado pela comparação da eficiência interna dos sectores de actividade.
Bechemarketing interno é caracterizado pela comparação da eficiência de tudo que envolve as instalações, departamentos, divisões, etc..
Bechemarketing Competitivo tem como objectivo fazer analise a concorrentes directos, e ver os seus desempenhos a nível de produtividade, crescimento, custos, investimentos, etc..
Bechemarketing funcional é caracterizado pela a investigação de um processo, não sendo necessário ser uma empresa concorrente.
Benchmarketing estratégico é um processo mais elaborado, visto que engloba vários processos, como por exemplo, a nota de encomenda de um cliente até quando ele o recebe.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Call-Center,PDA,M-business,SFA

1) Call-Center, uma ferramenta de negócios, que tem como objectivo centralizar o atendimento telefónico estando direccionado a Tele venda, Tele pedido, C.A.C. (Centro de Atendimento ao Cliente) ou S.I.C. (Serviço de Informações ao Consumidor).
PDA, é um computador de dimensões reduzidas dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funções de agenda e sistema informático, e uma tendência cada vez mais na fusão entre o PDA e um telefone celular, os smartphones.
SFA, tem como objectivo a gestão de sistemas de informação utilizados na comercialização e gestão que ajudam a automatizar alguns vendas, permitindo um aumento da eficácia das forças de vendas, a integração transparente das campanhas do Marketing no processo comercial, a uniformização do processo comercial, maior mobilidade da força comercial, e outros mais, que têm como resultado um cliente mais informado, uma redução do ciclo de vida, aumento das vendas e respectiva margem, e um aumento de competitividade.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Temos que melhorar o interface entre a administração fiscal e o contribuinte

1 ) As declarações de Teixeira dos Santos visto na perspectiva do CRM, tem em vista a preocupação com os contribuintes, designadamente quando se refere a rápida detecção e correcção de erros, cumprimento atempado por parte do fisco das suas obrigações nomeadamente nos reembolsos, melhorar a capacidade de resposta a reclamações e pedidos de informação, melhorar o atendimento e acompanhamento das situações dos contribuintes.
Visto na perspectiva do Marketing publico, dá a entender se fosse menor a invasão fiscal, então poderiam ser reduzida a carga fiscal sobre os contribuintes.
2 ) Podemos concluir que o site mais desenvolvido é o das finanças, visto que o estado tem todo o interesse em receber os impostos dos seus contribuintes.
Nos sites da educação e da saúde a informação encontra-se dispersa por vários sites, dificultando ao utilizador a obtenção de informação, contrariamente o que sucede no site das finanças, onde essa se encontra concentrada e sistematizada.

Preço Temporal

1) O preço temporal, é forma de discriminação dos preços que varia em função do tempo, como por exemplo os bens tecnológicos que são mais caros na fase de lançamento que na fase de popularização.

2) Podendo diferenciar o preço em função do tempo, a empresa pode afectar de uma forma mais eficaz os recursos.
Numa fase inicial pode produzir para clientes mais propensos às novidades, que estão dispostos a adquirir o produto a preços elevados.
Numa fase posterior, os preços dessem em resultado da popularização do produto e da massificação da sua produção.

3) Tem como objectivo de mostrar aos clientes, transparência em relação ao preços dos produtos, designadamente que se sinta que os preços se formam com critérios de justiça relativos aos custos de produção. Isto é quanto menor a produção mais elevados serão os custos unitários, o que deve repercutir-se nos preços a pagar pelos clientes.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Extranet, Intranet, Groupware e Workflow

Extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde somente "usuários registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).
Intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.
O groupware é o trabalho colaborativo entre duas ou mais pessoas situadas em locais diferentes, tem diversas áreas de aplicações. Educação, Engenharia de software, Projeto Participativo, Pesquisa, Fluxo de trabalho, teletrabalho e telemedicina são apenas alguns exemplos delas.
Workflow é a sequência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de um negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, envolvendo a noção de processos, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra de acordo com algumas regras.

a) A consequência sobre os custos da empresa, ficam bastantes reduzidos, visto que não é necessário instalar qualquer software especifico, porque é sempre utilizada a plataforma web.
b) Através da plataforma web uma empresa terá a possibilidade de adicionar vários serviços, conseguindo assim uma maior comudidade e satizfação dos seus clientes.
c) Á medida que as empresas vão desponibilizando os serviços através da plataforma web, o trabalho de introdução de dados vai sendo feito pelos próprios clientes, dispensando um grande numero de trabalhadores.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Primavera



1) O facto de termos o programa Primavera, como uma unica base de dados, a empresa tira vantagem em conseguir reunir as principais áreas ( compras, vendas, tesouraria, recursos humanos, etc... ), evitando duplicação de informação, tendo acesso a informação que de outra forma podia-se perder-se, evitando recursos em informação registada em duplicada.
2) Os conceitos fundamentais podemos encontrar tanto no programa do SAP como no Primavera, com a única vantagem do programa SAP encontrar-se por todo o mundo, enquanto Primavera encontra-se nos países de expressão portuguesa.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Portugal - Europe’s Weast Coast

1) As indicações tem como objectivo, de promover um pais inovador, com captação de investimento, e com boas ofertas turísticas e culturais.

2) A justificação está na diferenciação do produto. Portugal entra nessa categoria, conseguindo assim, distinguir-se quer dos países do sul quer os do norte da Europa, evitando concorrentes directos.

4) Devido á localização do pais, permite aproveitar o factor vento e sol com o energias renováveis.
A utilização de energia solar e energia eólica, mostra que o pais se preocupa com o meio ambiente. O aquecimento global é um problema que constitui preocupação da Humanidade, e contribuir para a sua redução constitui um traço de modernidade, a que se pretende associar o pais.

6) O marketing publico tem como objectivo de informar os cidadãos de determinados programas governamentais, enquanto a publicidade tem como objectivo vender.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

CRM ( Customer Relationship Management )

1- O CRM constitui mais uma prática de integração entre o marketing e a logística, com o objectivo da fidelização do cliente

2- O facto de cada vez mais existir clientes infiéis e voláteis, leva também a uma incerteza e complexidade por parte do mesmo, que será aproveitada pelas as empresas que estabelecem soluções CRM, porque ganha quem estiver mais á frente no conhecimento do seu cliente.

3) Back-office - Solução estratégica de negocio, que reúne a parte do sistema de informação com a qual o utilizador final (interno ou externo à empresa) não tem contacto. Podem ser bases de dados, sistemas transaccionais, processos de tratamento interno das aplicações de gestão e ferramentas ligadas ao CRM
Front Office - Nome derivado do anterior ( por oposição ), conjunto de aplicações eficientes e fácil de utilizar ( operações de balcão, gestão de ordens de trabalho, operações de caixa, gestão de stocks ), automatizando o atendimento directo, em que o centro é o cliente.
As vantagens entre eles, são a maior eficiência, melhor relacionamento com os clientes e maior clareza de todos os processos e métodos de trabalho.

4) Na minha perspectiva as empresas devem encontrar caminhos alternativos para a retenção dos seus clientes, como por exemplo a utilização de métodos CRM, que irá favorecer a empresa, tendo maiores possibilidades de ser bem sucedida no futuro.

Modelos de integração e implementação do CMR

http://comunicacaomarketing.blogspot.com/2007_04_01_archive.html

1) Com a integração e implementação do CRM uma empresa terá mais possibilidades de sobreviver neste mercado, visto ser uma empresa que utiliza uma filosofia de trabalho, que tira proveito da tecnologia de aproximação, conseguindo assim estar na linha da frente dos seus concorrentes.
Com isto obtêm mais facilmente informações sobre os compradores, esses cada vez mais informados, e mais exigentes.

2) Para que haja uma fidelização do cliente, hoje cada vez mais difícil. É necessário que a empresa no seu conjunto de processos, funcione de forma eficaz.
Esse objectivo passa assim pela gestão dos recursos internos, gerando as condições necessárias para a criação de relações fortes entre a empresa e os seus clientes.

Componentes funcionais do CRM

1) CRM Operacional é uma aplicação tecnológica que tem como objectivo melhorar a eficiência do relacionamento entre clientes e a empresa, onde se pode incluir serviços de Coll Center o qual se regista todas as ligações com os clientes, com vista a facilitar as próximas interacções do comprador com a empresa, proporcionando assim, um melhor atendimento.

CRM Colaborativo é a aplicação da tecnologia de informação que permite a automação e a integração entre todos os pontos de contacto do cliente com a empresa. Esses pontos de contacto devem estar preparados para interagir com o cliente e disseminar as informações levantadas pelos sistemas do CRM Operacional.

CRM Analítico corresponde á componente que permite identificar e acompanhar os diferentes tipos de cliente da carteira da empresa e determinar qual a estratégia a seguir para atender as diferentes necessidades dos clientes identificados.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Marketing relacional

1) Factores que leva cada vez mais para a " infedilidade do cliente", é a possibilidade do consumidor ter um grande sortido de escolha, e de estar mais bem informado.
Reter o cliente é uma tarefa cada vez mais difícil. As lojas ampliam suas operações com linhas de produtos e serviços, e ramos distintos de negócio disputam o mesmo cliente, a cada dia mais infiel. Farmácias vendem doces, padarias servem refeições, supermercados vendem roupas e lojas de roupas agora oferecem pacotes de viagem.

2) Marketing relacional permite tratar cada consumidor como um único indivíduo e oferecer-lhe em exclusividade os produtos que lhe possam interessar e na altura mais oportuno tendo como base a riqueza da base de dados de Hábitos de Consumo.

3)O objectivo do CMR, sendo uma estratégia de negocio que permite mais facilmente identificar e manter um relacionamento lucrativo de longo prazo com os clientes.
Conseguindo assim, dar maior evidencia a cada cliente e conhecer melhor as suas necessidades com a utilização de componentes tecnológicos.

http://www.e-marketinglab.com/crm_para_que_te_quero_jnegocios.html